Século XIX : a Paixão das Utopias
Resumo
A emergencia do romantismo social e a efusao humanitaria e utopica vão marcar de maneira primordial o século XIX. O sonho de igualdade numa sociedade feliz, assim como a idéia de que a otigem dos valores reside no que existe de mais subjetivo no homem, a saber, o desejo e a paixao, fundam o ideal utópico. Comparece também nessa visão utópica a idéia de que essas fontes subjetivas alimentam-se na vigencia de uma sociedade justa: o homem feliz como produção de uma aventura coletiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).