Análise da concepção funcionalista da estratificação social

Autores

  • Maria Laura Pinheiro Rego Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

A sociedade, compreendida como um sistema integrado, ouoe cada subsistema caracteriza-se pelo desempenho de funções particulares e, onde todos os subsistemas funcionam de modo interrelacionado e interdependente visando a complementação e integração do sistema como um todo, é a concepção básica que tem caracterizado o funcionalismo. O funcionalismo é desse modo o método sociológico que aborda o. realidade social enfatizando o funcionamento e(lUilibrado e harmônico das sociedades e seus subsistemas, analisando cada fenômeno enquanto contribui para manter a integração do sistema global. Essa concepção da realidade social estende-se também ao subcisterna que abrange as diferenças de posições sociais. Assim a concepção funcionalista sobre a diferenciação social é uma extensão da concepção funcionalista de sociedade. Os funcionalistas ao abordarem o fenômeno da diferenciação social têm como ponto de partida a proposição de que o fenômeno de estratificação é universal. Constatando a não existência de sociedade que não seja estratificada, procuram explicar a necessidade universal da estratificação, e a distribuição relativamente uniforme do prestígio entre as principais posições sociais.

Biografia do Autor

Maria Laura Pinheiro Rego, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Socióloga, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Rego, M. L. P. (2019). Análise da concepção funcionalista da estratificação social. Revista De Ciências Sociais, 3(2), 216-A. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42718