Análise da concepção funcionalista da estratificação social
Resumen
A sociedade, compreendida como um sistema integrado, ouoe cada subsistema caracteriza-se pelo desempenho de funções particulares e, onde todos os subsistemas funcionam de modo interrelacionado e interdependente visando a complementação e integração do sistema como um todo, é a concepção básica que tem caracterizado o funcionalismo. O funcionalismo é desse modo o método sociológico que aborda o. realidade social enfatizando o funcionamento e(lUilibrado e harmônico das sociedades e seus subsistemas, analisando cada fenômeno enquanto contribui para manter a integração do sistema global. Essa concepção da realidade social estende-se também ao subcisterna que abrange as diferenças de posições sociais. Assim a concepção funcionalista sobre a diferenciação social é uma extensão da concepção funcionalista de sociedade. Os funcionalistas ao abordarem o fenômeno da diferenciação social têm como ponto de partida a proposição de que o fenômeno de estratificação é universal. Constatando a não existência de sociedade que não seja estratificada, procuram explicar a necessidade universal da estratificação, e a distribuição relativamente uniforme do prestígio entre as principais posições sociais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).