Análise da concepção funcionalista da estratificação social

Autores/as

  • Maria Laura Pinheiro Rego Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumen

A sociedade, compreendida como um sistema integrado, ouoe cada subsistema caracteriza-se pelo desempenho de funções particulares e, onde todos os subsistemas funcionam de modo interrelacionado e interdependente visando a complementação e integração do sistema como um todo, é a concepção básica que tem caracterizado o funcionalismo. O funcionalismo é desse modo o método sociológico que aborda o. realidade social enfatizando o funcionamento e(lUilibrado e harmônico das sociedades e seus subsistemas, analisando cada fenômeno enquanto contribui para manter a integração do sistema global. Essa concepção da realidade social estende-se também ao subcisterna que abrange as diferenças de posições sociais. Assim a concepção funcionalista sobre a diferenciação social é uma extensão da concepção funcionalista de sociedade. Os funcionalistas ao abordarem o fenômeno da diferenciação social têm como ponto de partida a proposição de que o fenômeno de estratificação é universal. Constatando a não existência de sociedade que não seja estratificada, procuram explicar a necessidade universal da estratificação, e a distribuição relativamente uniforme do prestígio entre as principais posições sociais.

Biografía del autor/a

Maria Laura Pinheiro Rego, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Socióloga, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2019-11-15

Cómo citar

Rego, M. L. P. (2019). Análise da concepção funcionalista da estratificação social. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 3(2), 216-A. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42718