Tempo de experiência
Resumo
Os grandes riscos do falar em si, são o narcisismo e o etnocentrismo. Cada um procura vender sua própria imagem e sua verdade a qualquer preço. O cientista social parece-nos especialmente vulnerável, visto como, em suas indagações e consequentes avaliações, para ser equânime, ele tem que levar em conta seus juízos particulares cognitivos, estéticos e morais, possivelmente influenciados ou pelo idealismo (encaminhador para tantas utopias) ou pelo absolutismo (excludente da diversidade cultural), ou ainda pelo relativismo (especialmente da modalidade à outrance do "tudo depende de como se veja", ou então, "em Roma com os romanos"). O empirista racionalista, pode à vista disso, derivar para um ceticismo empírico, e quando anti-relativista, somente pensar ser derrotado "se colocarem a moral além da cultura e o saber além de uma e outra" - como quer Clifford Geertz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).