A “Roda de Maceió” e o Projeto Regionalista: Uma perspectiva etnográfica das disputas ocorridas no mundo do livro dos anos 1930
Palavras-chave:
movimento regionalista, José Lins do Rego, antropologia.Resumo
Este artigo analisa disputas ocorridas no mundo do livro dos anos 1930, a partir da “roda de Maceió”. A escolha por essa década justifica-se pelo fato de ser o período de confronto entre as idéias lançadas no chamado Movimento Modernista e o projeto Regionalista preconizado por Gilberto Freyre, ambos com o propósito de pensar uma estética e linguagem estritamente nacionais. O interesse de tentar compreender a discussão a partir da “roda de Maceió” dá-se pelo fato de seu projeto regionalista imprimir uma narrativa contrária àquela do grupo paulis ta. O objetivo, então, é analisar o processo de construção da grande narrativa regional através dos eventos e fatos nos quais a “roda de Maceió” foi protagonista.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).