Brejeiros e Sertanejos: os daqui e os de lá. Uma análise do conceito de família a partir de A Bagaceira
Resumo
Este artigo aborda o conceito de família a partir das questões trazidas pelo romance A Bagaceira. Seu principal objetivo é investigar os elementos constitutivos de uma definição mais ampla deste conceito do que aquela proposta pelo modelo de família patriarcal. A fuga da gente do sertão, ocasionada pela seca, e sua busca por um novo espaço – narradas no livro – estabelecem uma situação de aparente caos e desmantelamento familiar. Entretanto, é na relação travada no novo local com os estabelecidos que a idéia de recomposição familiar se faz tão essencial para compreender a insuficiência do modelo de família patriarcal, quanto explicativa das demais unidades domésticas, assim como também nos revelará, para o caso sertanejo, o que está em jogo na luta pela afirmação da existência dessa unidade coesa.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).