Brejeiros e Sertanejos: os daqui e os de lá. Uma análise do conceito de família a partir de A Bagaceira

Autores/as

  • Simone Silva

Resumen

Este artigo aborda o conceito de família a partir das questões trazidas pelo romance A Bagaceira. Seu principal objetivo é investigar os elementos constitutivos de uma definição mais ampla deste conceito do que aquela proposta pelo modelo de família patriarcal. A fuga da gente do sertão, ocasionada pela seca, e sua busca por um novo espaço – narradas no livro – estabelecem uma situação de aparente caos e desmantelamento familiar. Entretanto, é na relação travada no novo local com os estabelecidos que a idéia de recomposição familiar se faz tão essencial para compreender a insuficiência do modelo de família patriarcal, quanto explicativa das demais unidades domésticas, assim como também nos revelará, para o caso sertanejo, o que está em jogo na luta pela afirmação da existência dessa unidade coesa.

Biografía del autor/a

Simone Silva

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cómo citar

Silva, S. (2013). Brejeiros e Sertanejos: os daqui e os de lá. Uma análise do conceito de família a partir de A Bagaceira. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 38(2), 40–45. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/530