Instabilidade balanceada

o Kula melanésio à luz da teoria social de Georg Simmel

Autores

  • Robson Rocha Souza Jr Professor Assistente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Barbacena) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.a03

Palavras-chave:

Teoria da dádiva, relações de reciprocidade, Kula melanésio, Bronislaw Malinowski, Georg Simmel

Resumo

O presente estudo pode ser definido como uma pesquisa qualitativa baseada em fontes secundárias que visa reinterpretar a descrição etnográfica do Kula melanésio elaborada por Malinowski baseado nos princípios da teoria social de Georg Simmel, com destaque para sua teoria da dádiva e sua concepção das relações de reciprocidade. Por isso, a principal fonte de dados desta investigação é a descrição etnográfica elaborada por Bronislaw Malinowski em seu clássico “Argonautas do Pacífico Ocidental”. Teoricamente, o primado do processo frente ao equilíbrio social, o primado da interação frente aos partícipes da interação e a articulação sempre tensa entre os elementos de instabilidade e de estabilidade representam os princípios da teoria social de Simmel que apresentam especial relevância para este estudo. Não obstante, o caráter impositivo que é persistente nas relações de reciprocidade constitui o elemento central a ser mobilizado na interpretação da clássica descrição do Kula melanésio de Malinowski que este estudo visa oferecer. O que buscaremos demonstrar com esta análise é que a instabilidade que compõe qualquer relação humana, inclusive as relações de reciprocidade, se mantém latente mesmo em uma instituição social que representa uma das estabilizações mais eficientes de contato inter-humano, o Kula melanésio, o qual pode ser definido como uma ampla rede de vínculos de obrigação consolidados através da troca permanente de dádivas.

Biografia do Autor

Robson Rocha Souza Jr, Professor Assistente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Barbacena) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS).

Bacharel e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Entre os anos de 2013 e 2015, foi Professor Substituto do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-Leopoldina), vinculado ao departamento de Formação Geral; Também foi Professor Designado da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais (2016) e desde Agosto de 2018 é Professor Assistente da Universidade do Estado de Minas Gerais, vinculado ao departamento de Ciências Humanas,

Referências

EVANS-PRITCHARD, Edward. E. Antropologia social. Lisboa: Editora 70, 1985.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LEACH, Jerry W. “Introduction.” In: LEACH, Jerry; LEACH, Edmund (org). The Kula: new perspectives on massim exchange. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1976.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

PYYHTNEN, Olli. Simmel and “the Social”. London: Palgrave and Macmilan, 2010.

SIMMEL, Georg. Über sociale Differenzierung. Leipzig: Verlag von Duncker & Humblot, 1890.

______. Kant und Goethe: die Geschichte den modernen Weltanschauungen. Berlin: Marquardt & Co. Berlin, 1906.

______. Soziologie: Untersuchungen über die Formen der Vergesellschaftung. Leipzig: Verlag von Duncker & Humblot, 1908.

______. Goethe. Leipzig: Verlag von Klinkhardt & Biermann, 1913.

______. Lebensanschauung: vier Metaphysische Kapitel. München und Leipzig: Verlag von Duncker & Humblot, 1922.

______. On individuality and social forms. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1971.

______. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

SOUZA JR., Robson R. Entre a unidade e a distinção: a configuração paradoxal das relações de dominação e das relações de reciprocidade na teoria social de Simmel. Revista Tempo da Ciência. v. 24, n. 47, p. 58-67, 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Souza Jr, R. R. (2021). Instabilidade balanceada: o Kula melanésio à luz da teoria social de Georg Simmel. Revista De Ciências Sociais, 52(2), 341–371. https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.a03