Entremeio

Resultados de uma pesquisa sobre jovens bolsistas em escolas privadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d07

Palavras-chave:

Trajetórias, Camadas Populares, Estudantes Bolsistas

Resumo

O presente artigo aborda os resultados de uma pesquisa de que teve como objetivo central compreender a trajetória de jovens bolsistas provenientes de camadas populares que cursaram a etapa do ensino médio em duas escolas privadas da região da Grande Tijuca/RJ. Através de entrevistas, destacou-se o sentido positivo atribuído a essas experiências, tendo em vista a chance de ingresso no ensino superior e também pela possibilidade de contato com um público diferente daquele encontrado nos espaços domésticos. Também puderam ser percebidas dificuldades, como situações embaraçosas dentro das escolas privadas e o lugar intermediário muitas vezes ocupado pelos jovens: eram considerados “playboys” ou “patricinhas” pelos seus amigos fora da escola privada e “favelados” por aqueles que dividiam os mesmos bancos escolares.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Barboza Machado, UERJ/ Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

Doutorando do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ. Possui experiência na área de Sociologia da Educação, atuando notadamente em estudos de trajetórias escolares na educação básica e nas relações entre o mercado e os sistemas educacionais.

Downloads

Publicado

2020-11-01

Como Citar

Barboza Machado, P. H. (2020). Entremeio: Resultados de uma pesquisa sobre jovens bolsistas em escolas privadas. Revista De Ciências Sociais, 51(3), 197–235. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d07

Edição

Seção

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários c