Linguagem regional e fala popular

Autores

  • Mauro W. Barbosa de Almeida UNICAMP

Resumo

A esfera da cultura, em sociedades complexas como o Brasil, é marcada por diversidade e hierarquização: há uma cultura nacional, mas há também culturas regionais demarcando diferenças em seu interior. Por outro lado, há culturas populares em oposição a u.ma cultura da elite. Como entender essa diversidade?

Biografia do Autor

Mauro W. Barbosa de Almeida, UNICAMP

Ph.D. em Antropologia Social (University of Cambridge, 1993), Mestre em Ciencia Politica (Universidade de Sao Paulo 1979) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Membro permanente do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas. Áreas de pesquisa: amazonia, reservas extrativistas,comunidades tradicionais, e teoria antropológica. Participou da criação da reserva extrativista do Alto Juruá, e do planejamento da Universidade da Floresta (Universidade Federal do Acre - Campus Floresta). Publicou artigos em Current Anthropology, Journal for Latin-American Anthropology e outras revistas especializadas. É co-autor do livro "A Enciclopedia da Floresta. O Alto Juruá: prática e conhecimentos das populações, em com Manuela Carneiro da Cunha". (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

Barbosa de Almeida, M. . W. . (2020). Linguagem regional e fala popular. Revista De Ciências Sociais, 8(1 e 2), 171–181. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/44489