A “Macho e Fêmea” e a Família: Luzia-Homem e o Sertão cearense

Autores

  • Nilson Almino de Freitas

Resumo

Este trabalho é resultado de um exercício de ficção sociológica que analisa a obra literária do romancista brasileiro Domingos Olímpio, intitulada Luzia-homem, como fonte para entender questões relativas à forma peculiar como sertanejos migrantes que chegam à cidade cearense de Sobral, no final do século XIX, utilizam marcadores morais como honra, proteção, fama, como recurso de reconhecimento social. O texto analisa todos esses marcadores morais pautados na referência familiar e a forma como o poder público trata das relações neles baseadas, além de analisar as diferenças sociais do reconhecimento de base familiar no caso do homem e da mulher.

Biografia do Autor

Nilson Almino de Freitas

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Antropologia da Universidade Estadual Vale do Acaráu (UVA), em Sobral/CE - Brasil.

Downloads

Como Citar

Almino de Freitas, N. (2013). A “Macho e Fêmea” e a Família: Luzia-Homem e o Sertão cearense. Revista De Ciências Sociais, 38(2), 26–39. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/529