A sociodiceia europeia e seu avesso: a propósito de Raízes do Brasil desde a colonialidade do poder

Autores

  • Marcos de Jesus Oliveira Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palavras-chave:

Sérgio Buarque de Holanda, ética protestante, decolonialidade

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar alguns dos problemas da interpretação do Brasil feita por Sérgio Buarque de Holanda a partir de questões postas pela teoria da decolonialidade, sobretudo, sua releitura a respeito das premissas das teorias da modernização. Ao assumir certos pressupostos da teoria de Max Weber, o autor de Raízes do Brasil contribuiu para a consolidação de um imaginário que ainda hoje informa modelos explicativos dos problemas brasileiros e que integra as formas de classificação geopolíticas em nível global. Para tanto, o ensaio inicia com uma breve discussão das elaborações teóricas de Max Weber em torno da ética protestante e do espírito do capitalismo para, em seguida, apresentar as apropriações feitas por Sérgio Buarque de Holanda. A constelação de elementos comuns que perpassam a produção sociológica dos dois autores é, então, confrontada com o paradigma da decolonialidade com que se espera evidenciar alguns dos limites das narrativas tradicionais sobre a modernidade.

Biografia do Autor

Marcos de Jesus Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor em Sociologia.

Referências

ANDERSON, Perry. A política externa norte-americana e seus teóricos. São Paulo: Boitempo, 2015.

AUSTIN, John. How to do things with words. UK: Oxford University Press, 1975.

CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe: postcolonial thought and historical difference. USA: Princeton University Press, 2000.

COHN, Gabriel. Crítica e resignação: Max Weber e a teoria social. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CONNELL, Raewyn. Southern Theory: the global dynamics of knowledge in social science. Cambridge: Polity, 2007.

DUBET, François. Why remain “Classical”? European Journal of Social Theory. 10(2), pp.247-260, 2007.

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. São Paulo: Global, 2013.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

________. “Estruturação Social do Brasil”. In: MENESES, Djacir (org.). O Brasil no Pensamento Brasileiro. Brasília: Senado Federal, 1998.

MIGNOLO, Walter. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. In: LANDER, Edgardo. A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLASCO, 2005.

________. La idea de America Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Editorial Gedisa, 2007.

________. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura. In: El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Instituto Pensar / IESCO, 2007b.

________. Local histories/global designs: coloniality, subaltern knowledge and border thinking. Berkeley: Princeton University Press, 2012.

PIERUCCI, Antônio Flávio. O desencantamento do mundo: todos ao passos do conceito em Max Weber. São Paulo: USP, Curso de Pós-Graduação em Sociologia/Ed. 34, 2003.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade del poder, eurocentrismo y América Latina”. In: Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidade/descolonialidad del poder. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2014.

SIMMEL, Georg. “A metrópole e a vida mental”. In: VELHO, Otávio Guilherme (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

SOUZA, Jessé. A modernização seletiva: uma reinterpretação do dilema brasileiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

VIANA, Francisco José de Oliveira. Evolução do povo brasileiro. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938.

VIANNA, Luiz Werneck. “Weber e a interpretação do Brasil”. In: SOUZA, Jessé de (org.). O malandro e o protestante: a tese weberiana e a singularidade cultural brasileira. Brasília: EdUnB, 1999.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, vol. 1. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2000.

________. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 2004.

________. “A ciência como vocação”. In: Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Oliveira, M. de J. (2018). A sociodiceia europeia e seu avesso: a propósito de Raízes do Brasil desde a colonialidade do poder. Revista De Ciências Sociais, 49(2_Jul/Out), 419–437. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/6319