A internacionalização da Sociologia brasileira
um olhar sobre os trânsitos acadêmicos dos discentes de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.d06Palavras-chave:
Sociologia, Internacionalização, Estudantes, Pós-GraduaçãoResumo
O artigo se ocupa do tema da internacionalização no cenário da pós-graduação brasileira, ao passo que toma à análise a área da Sociologia por meio dos fluxos de intercâmbio acadêmico desenhados pelos estudantes de mestrado e doutorado. O objetivo central do texto consiste em apreender a internacionalização em curso na Sociologia brasileira por meio de duas categorias analíticas, a saber: o incremento longitudinal dos bolsistas CAPES no exterior e os destinos dos discentes de doutorado pleno, doutorado sanduíche, mestrado pleno e mestrado sanduíche dos programas de pós-graduação da área. A partir de uma Sociologia Compreensiva de perspectiva bourdieusiana, combinamos as abordagens quantitativa e qualitativa e as etapas de revisão de literatura, de trabalho com dados secundários do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES e de análises estatística e longitudinal dos dados. O estudo demonstrou movimentos importantes no sentido de uma consolidação da experiência internacional dos estudantes de pós-graduação como elemento crucial para o estabelecimento de: redes internacionais de pesquisa, divulgação das investigações desenvolvidas no Brasil, circulação em diferentes continentes e o reconhecimento da Sociologia brasileira no campo científico global.
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