Internacionalização da Educação Superior Brasileira
Panorama das universidades de fronteira
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.54.1.a01Palavras-chave:
Internacionalização;, Educação Superior, Fronteiras, Internacionalização SustentávelResumo
Internacionalização da Educação Superior é um tema sobressaliente nas Instituições de Ensino Superior de forma global. Sua origem está entrelaçada com a agenda neoliberal alavancada ao final da Guerra-fria, no artigo analisamos o conceito de internacionalização respondendo às perguntas, o que é e por que realizar e como? Verifica-se que o mainstream da internacionalização se vincula a mobilidade acadêmica, entretanto é um processo complexo e multifacetado, assim como o processo educacional em si. Após uma breve introdução apresenta-se a metodologia utilizada, na sequência faz-se análise de referencial teórico, descrevendo a origem e analisando internacionalização pelo viés político, econômico e social/cultural. Na sequência expõe-se uma pesquisa realizada em 2019 com o mapeamento das universidades de fronteira, amparada em dados primários e entrevistas estruturadas, assim como algumas entrevistas abertas realizadas com gestores de escritórios de relações internacionais de universidades de fronteira, descrevendo o potencial de internacionalização destas instituições, em um modelo centrado no desenvolvimento regional, atendendo as demandas sociais do território. Por último infere-se algumas perspectivas para a internacionalização sustentável.
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