Movimento estudantil online contra LGBTIFOBIA:
práticas discursivas e educativas em mídias digitais da UBES
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.52.3.d03Palavras-chave:
Movimento estudantil, LGBTIfobia, Educação, Mídias digitais, Análise do DiscursoResumo
Neste artigo, analisamos a construção de práticas discursivas e educativas que se opõem à LGBTIfobia por meio das mídias digitais do movimento estudantil, entendidas como espaço de formação de práticas educativas e político-ativistas, vinculadas, mas não restritas à escola. Para tanto, partindo de uma perspectiva interdisciplinar e pautados no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso, selecionamos como corpus de análise dois vídeos postados na rede social Instagram da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Nossos resultados apontam para a construção de saberes e de consciência das opressões contra corpos LGBTI, aliados à uma perspectiva de saber vinculada às relações de poder, à coletividade e a um dever ético com a emancipação social.
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UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UBES). Dia Internacional de luta contra a LGBTfobia ✊
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