Lesbofobia, Homofobia, Bifobia e Transfobia no contexto escolar de Crateús e Sertão dos Inhamuns
relatos de violência, resistência e construção de identidades LGBT+
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.52.3.d02Palavras-chave:
LGBTfobia. Educação. Mecanismos de Poder.Resumo
O presente artigo é síntese de trabalho acadêmico realizado no contexto educacional de Crateús e Sertão dos Inhamuns, no Ceará. Relata situações de LGBTfobia a fim de evidenciar mecanismos de produção e reprodução dessa violência em diversos contextos e situações, ressaltando, deste modo, seu caráter estrutural. O estudo tomou por base o arcabouço teórico de Butler (2003), Preciado (2002), Foucault (2017) e Louro (1997; 2004) em relação ao estudo do gênero e da sexualidade, bem como da produção de mecanismos e discursos de poder. Outrossim, realizou-se entrevistas com pessoas LGBT+ da região. Concluímos que as diferentes situações de LGBTfobia experienciadas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e pessoas transgêneras no contexto educacional apontam para a emergência de que sejam viabilizados o debate e a formação continuada dos profissionais da Educação nas áreas de gênero e sexualidade.
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