REASON, SENSES AND MUSICAL AESTHETICS
Abstract
An old subject of western thought is the possibilitv of a musical language to express the meaning of the world and of the life (the possibilitv of a musical semantics). This paper shows the great moments of this subject, since Pythagoras' thought until the romantic esthetics. I pretend to connect musical esthetics with severaI tendencies of thought. The reference of this paper is the reflection about the reason.
References
ADORNO, Theodor (1972) "Réflexions en vue d'une sociologie
de Ia musique" in Musique en jeu, no. 7. Paris: Seuil.
____ o (1982) Quasi una Fantasia ("Fragment sur les
Rapports entre Musique et Langage"). Paris: Éditons
Gallimard.
____ o (1991) "O Fetichista da Música e a Regressão da
Audição'; in Os Pensadores. S. Paulo: Nova Cultura!.
AGOSTINHO, Santo. (1984). Confissões. S. Paulo: Paulus.
ATTALI, Jacques. (1977). Bruits essai sur l'économie politique de
Ia musique. Paris: PUE
BAUMGARTEN, Alexander (1993) Estética A lógica da arte e do
poema. Petrópolis: Vozes.
BOSSEUR, Dominique et alii (1997). "Richard Wagner',
in História da Música Ocidental. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira.
CARDINI, D. Eugêne. (1989) Primeiro Ano de Canto Gregoriano
e Semiologia Gregoriana. S. Paulo: Attar Editorial/Palas
Athena.
CHASIN, Ibaney. (1999). "A Forma Sonata Beethoveniana, o
drama musical iluminista" in Ensaios Ad Hominem, tomo 11.
S. Paulo: Ed. Ad Hominem.
CHAUÍ, Marilena. (1994). Conformismo e Resistência. S. Paulo:
Brasiliense.
DAVENSON, Henri. (1942) Traité de Ia Musique selon l'esprit de
Saint Augustin, Neuchatel Éditíons de Ia Baconniêre.
FUBINI, Enrico. (1971) La Estetica Musical dei Sigla XVIII a
nuestros dias. Barcelona: Editora Barra!.
___ o (1995) Estetica della Musica. Bologna: Il Mulino.
HANSLICK, Eduard. (1989) Do belo musical. Campinas: Editora
da UNICAMP.
HEGEL, G.WE (1993) Estética. Lisboa: Guimarães Editores.
MARTIN-BARBERO, Jesus. (1997). Dos Meios às Mediações.
Rio de Janeiro: Ed. UFRJ.
NIETZSCHE, Friedrich. (1977) La Naissance de Ia Tragédie,
Paris: Éditions Gallimard.
NUNES, Benedito. (1998). Crivo de Papel (Musica, Filosofia e
Literatura). S. Paulo: Ática.
OLIVEIRA, Manfredo (1996) Ética e Sociabilidade. S. Paulo:
Loyola.
PLATÃO (1996) A República. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
ROSEN, Charles. (2000). A Geração Romântica. S. Paulo:
EDUSP.
SCHOPENHAUER, Arthur (s/d) Le Monde comme Volonté
et comme Représentation. Paris: Perrin et Cie, LibrairesÉditeurs.
SUPINIC, Ivo et alii (1997) História da Música Ocidental
(Situação sócio-histórica da música no século XVIII). S.
Paulo: Nova Fronteira.
WAIZBORT, Leopoldo (1991) Aujkliirung Musical Considerações
sobre a sociologia da arte Th. W. Adorno. Dissertação de
Mestrado. FFLCH. Depto. de Sociologia USPI S. Paulo.
WEBER, Max. (1995) Osfundamentos racionais e sociológicos da
música. S. Paulo: EDUSP.
WISNICK, José Migue!. ( 1989) O som e o sentido. S. Paulo:
Companhia das Letras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).