O PROCESSO DE TEXTUALIZAÇÃO NA SANTERIA CUBANA

Authors

  • Ismael Pordeus Jr. Universidade Federal do Ceará (UFC)

Abstract

É um trabalho preliminar em torno de um texto sobre a Santeria Cubana. O referido texto desencadeou a pesquisa em curso sobre o processo textualização das tradições religiosas orais afro-cubanas. Uma brochura, impressa em processo de mimeógrafo, intitulada MANUAL DEL SANTERO EN CUBA, sem nenhuma referência autoral, local ou data. O livro em questão é fascinante e vai juntar-se a um fenômeno mais amplo que vem ocorrendo com a memória africana transposta para a América, antes transmitida oralmente passou a ser deitada na escrita pelas pessoas pertencentes às religiões afro-amerícanas. E tem exercido um papel bastante relevante no processo de transculturação dessas religiões de uma maneira geral.

Author Biography

Ismael Pordeus Jr., Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular de Antropologia da UFC

References

ALBUQUERQUE, Virgínia. Iniciação. Lisboa. 4 vol. mimeo. Terreiro de Umbanda Ogum Megê. 1997.

ALONSO, G. A. Los Ararás em Cuba, Florentina, la princesa dabomeyana. Havana Editorial de Ciencias sociales, 1995.

AUSTIN J.l, Quand dire, c'est faire, trad.fr. Paris, Seuil, 1970.

BASTIDE, Roger. Mémoire collective et sociologie du bricolage. In: L"anné sociologique, 3eme série (1970) Paris: P.U.F., 1971.

___ o Sociologiedes mutations réligieuses.In: Lesacré sauvage et autres essays, Paris: Payot, 1975.

CAIAME-GRIAULE, G. Graines de parole.Puissance du verbe et tradition orales. Paris. Editions du CNR5.1989.

CHARTlER, R. Les pratiques de l'ecriture ordinaire. Lyon.Université Lumiêre. Lyon2 GRS.1996.

CAZENEUVE,Jean. Sociologie du rite, Paris, P.u.F., 1965.

CONNERTON, Paul. Como as sociedades recordam. 2002. Oeiras: CeIta Editora, 1993.

DIETERLEN, G. Textes sax crés d'Afrique Noire. Paris. Galimard.1965.

FERNANDO ORTIZ - HAMPA AFRO-CUBANA - LOS NEGROS BRUJOS

FIGGE, Horst H. Umbanda. religião, magia, possessão. Teresópolis: Jaguary Editores, 1983

GOODY, J. Entre l'oralité et l'ecriture. Paris. P.U.E Ethnologies.1994.

HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la memoire. Paris, P.U.E, 1972.

ISAMBERT, F. Rife et eficacité symbolique. Paris. Ed. Cerf, 1979.

MANUAL DEL SANTERO EN CUBA, mimeografado s/ autor, local ou data.

OBRAS Y TRABAJOS DE SANTERÍA PARA DEFENDERSE. Xerox, s/a, local, ou data.

PORDEUS Jr., La nature dans l ' espace religieux du terreiro de candomblé. in Architecture et nature. Lyon P.U.L. 1997.

___. La mise em texte de Ia mémoire de Omolocô, a Lisbone in Récit et Connaissance. Lyon. P.U.L. 1998

___ . A Umbanda portuguesa tradições, mutações e permanências. Rio de Janeiro in Caroso, C. & Bacelar J. org.Faces da tradição Afro-Brasileira. Rio de Janeiro. PALAS/CEAO/C Pq.1999.

RODRIGUES, NINA, O animismo Fetichista dos Negros Babianos (1935) .

TINHoRÃo, J.R. OS negros em Portugal.Lisboa-Portugal. Editora Caminha.1988.

VERGER, P. Notes sur e culte des Orisa et Vodun à Babia, Baie de tous les Saints au Brésio et à l'ancienne Côte des Esclaves em Afrique, Dakar,IFA ,1957.

ZUM1HOR, Paul. Ia /.ettreet /.avoix. Ed. Paris.Seuil. 1987.

___. Babei ou L'Inachévement. Paris. Seui1.1997.

Published

2018-11-21

How to Cite

Pordeus Jr., I. (2018). O PROCESSO DE TEXTUALIZAÇÃO NA SANTERIA CUBANA. Revista De Ciências Sociais (Social Sciences’ Journal), 33(2), 45–52. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39663