O PROCESSO DE TEXTUALIZAÇÃO NA SANTERIA CUBANA
Abstract
É um trabalho preliminar em torno de um texto sobre a Santeria Cubana. O referido texto desencadeou a pesquisa em curso sobre o processo textualização das tradições religiosas orais afro-cubanas. Uma brochura, impressa em processo de mimeógrafo, intitulada MANUAL DEL SANTERO EN CUBA, sem nenhuma referência autoral, local ou data. O livro em questão é fascinante e vai juntar-se a um fenômeno mais amplo que vem ocorrendo com a memória africana transposta para a América, antes transmitida oralmente passou a ser deitada na escrita pelas pessoas pertencentes às religiões afro-amerícanas. E tem exercido um papel bastante relevante no processo de transculturação dessas religiões de uma maneira geral.
References
ALBUQUERQUE, Virgínia. Iniciação. Lisboa. 4 vol. mimeo. Terreiro de Umbanda Ogum Megê. 1997.
ALONSO, G. A. Los Ararás em Cuba, Florentina, la princesa dabomeyana. Havana Editorial de Ciencias sociales, 1995.
AUSTIN J.l, Quand dire, c'est faire, trad.fr. Paris, Seuil, 1970.
BASTIDE, Roger. Mémoire collective et sociologie du bricolage. In: L"anné sociologique, 3eme série (1970) Paris: P.U.F., 1971.
___ o Sociologiedes mutations réligieuses.In: Lesacré sauvage et autres essays, Paris: Payot, 1975.
CAIAME-GRIAULE, G. Graines de parole.Puissance du verbe et tradition orales. Paris. Editions du CNR5.1989.
CHARTlER, R. Les pratiques de l'ecriture ordinaire. Lyon.Université Lumiêre. Lyon2 GRS.1996.
CAZENEUVE,Jean. Sociologie du rite, Paris, P.u.F., 1965.
CONNERTON, Paul. Como as sociedades recordam. 2002. Oeiras: CeIta Editora, 1993.
DIETERLEN, G. Textes sax crés d'Afrique Noire. Paris. Galimard.1965.
FERNANDO ORTIZ - HAMPA AFRO-CUBANA - LOS NEGROS BRUJOS
FIGGE, Horst H. Umbanda. religião, magia, possessão. Teresópolis: Jaguary Editores, 1983
GOODY, J. Entre l'oralité et l'ecriture. Paris. P.U.E Ethnologies.1994.
HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la memoire. Paris, P.U.E, 1972.
ISAMBERT, F. Rife et eficacité symbolique. Paris. Ed. Cerf, 1979.
MANUAL DEL SANTERO EN CUBA, mimeografado s/ autor, local ou data.
OBRAS Y TRABAJOS DE SANTERÍA PARA DEFENDERSE. Xerox, s/a, local, ou data.
PORDEUS Jr., La nature dans l ' espace religieux du terreiro de candomblé. in Architecture et nature. Lyon P.U.L. 1997.
___. La mise em texte de Ia mémoire de Omolocô, a Lisbone in Récit et Connaissance. Lyon. P.U.L. 1998
___ . A Umbanda portuguesa tradições, mutações e permanências. Rio de Janeiro in Caroso, C. & Bacelar J. org.Faces da tradição Afro-Brasileira. Rio de Janeiro. PALAS/CEAO/C Pq.1999.
RODRIGUES, NINA, O animismo Fetichista dos Negros Babianos (1935) .
TINHoRÃo, J.R. OS negros em Portugal.Lisboa-Portugal. Editora Caminha.1988.
VERGER, P. Notes sur e culte des Orisa et Vodun à Babia, Baie de tous les Saints au Brésio et à l'ancienne Côte des Esclaves em Afrique, Dakar,IFA ,1957.
ZUM1HOR, Paul. Ia /.ettreet /.avoix. Ed. Paris.Seuil. 1987.
___. Babei ou L'Inachévement. Paris. Seui1.1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).