Young Christians in Brazilian Public Education: new analysis model and religious-educational data from Secondary Education (2010-2016)
Keywords:
Religion, Religious adherence, Brazilian youth, Public high schoolAbstract
This article presents data on the religious universe of young high school students from five quantitative researches (2010-2016), two national and three in Londrina-PR. The data relate the majority of Christian religious adherence, the perspective of valuing their denominational link, participation and attendance in weekly religious activities, multiple religious belonging, and finally a quantitative analysis model for religious-educational data. The demographic transition the country faces challenges the Humanities and Social Sciences to understand the new patterns of religious engagement of young people. So the question that guided us was how the young students of public high school adhered or not religions? The results present the knowledge about these religious subjects and the understanding of variables in the processes of change and / or social conservation and ways of relating to school knowledge.
References
CAMURÇA, Marcelo Ayres. Entre sincretismos "guerras santas": dinâmicas e linhas de força do campo religioso brasileiro. Revista Usp, nº 81. 2009. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13740>. Acesso em: 23 dez. 2016.
CORREIA, Cristiano Pinheiro. Múltiplos olhares dos estudantes do ensino médio de Londrina e Rolândia/PR: uma caracterização sociológica. Dissertação. 2016. Universidade Estadual de Londrina.
FERNANDES, Leticia. VENTURA, Isabel Braga e Manoel. Grupo pró-intervenção militar invade plenário da Câmara e sessão é suspensa: Manifestantes entraram na Casa quando deputados discursavam à espera de quórum para iniciar sessão. O Globo. Disponível: em:<http://oglobo.globo.com/brasil/grupo-pro-intervencao-militar-invade-plenario-da-camara-sessao-suspensa-20474451>. Acesso: 03 dez. 2016.
GONZALES, Carolina Alondra Guidotti. Envelhecimento demográfico e mudanças na transição à velhice entre brasileiros de distintas gerações. Tese, UNICAMP. (2014). Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000937888>. Acesso em: 10 mar. 2016.
IBGE. Tabela 2094. População residente por cor ou raça e religião. Disponível em: http://www2.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?z=cd&o=13&i=P&c=2094. Acesso em: 23 dez. 2016.
INEP. Pesquisa de Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar. 2008. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar>. Acesso em: 23 dez. 2016.
IPEA. Pesquisa de Opinião pública SNJ: Perfil da Juventude brasileira. 2013. Disponível em:< http://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/participacao/pesquisa%20perfil%20da%20juventude%20snj.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2016.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social. Uma introdução a teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012; Bauru, São Paulo: Edusc, 2012.
MADEIRO, Carlos. No Brasil, 57% concordam que "bandido bom é bandido morto". Datafolha. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/11/02/no-brasil-57-concordam-que-bandido-bom-e-bandido-morto-diz-datafolha.htm>. Acesso em: 23/12/2016.
NEWS.VA, Official Vatican Network. O Papa na audiência geral: é muito importante ir à Missa ao Domingo; a Eucaristia é salvação. Disponível em:< http://www.news.va/pt/news/o-papa-na-audiencia-geral-e-muito-importante-ir-a>. Acesso em: 15 mar. 2016.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).