(PSEUDO)INDIVÍDUO E INDÚSTRIA CULTURAL CONTEMPORÂNEA
Abstract
Em face da atual celebração, principalmente por parte dos media, de um 'individualismo" predominante referido aos ideais do ccnsumo, como fonna de realização pessoal e aquisição de uma individualidade dita 'plural" e 'diversificada" investigamos, neste estudo, alguns elementos da crítica frankfurtiana, em especial, o posicionamento teórico de Adomo quanto à indústria cuijural e à relação sujeito-objeto, evidenciando aqueles elementos da crítica adomiana que se revelam ainda de grande pertinência à análise do fetichismo
do objeto de consumo em nossa contemporaneidade. Trabalhamos com alguns conceitos fundamentais de A Dialética do Esclarecimento (Adomo e Horkheimer) e com a categoria de 'Sociedade Unidimensional"
(Marcuse), chegando a concIusao de que a Indústria cultural contemporânea continua a ser presidida
por processos de 'pseudoindividuaçao", evidenciada na atual atidude de adesão fetichizada dos homens à "lógica do mercado".
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