(PSEUDO)INDIVÍDUO E INDÚSTRIA CULTURAL CONTEMPORÂNEA

Authors

  • Fátima Severiano Universidade Federal do Ceará

Abstract

Em face da atual celebração, principalmente por parte dos media, de um 'individualismo" predominante referido aos ideais do ccnsumo, como fonna de realização pessoal e aquisição de uma individualidade dita 'plural" e 'diversificada" investigamos, neste estudo, alguns elementos da crítica frankfurtiana, em especial, o posicionamento teórico de Adomo quanto à indústria cuijural e à relação sujeito-objeto, evidenciando aqueles elementos da crítica adomiana que se revelam ainda de grande pertinência à análise do fetichismo
do objeto de consumo em nossa contemporaneidade. Trabalhamos com alguns conceitos fundamentais de A Dialética do Esclarecimento (Adomo e Horkheimer) e com a categoria de 'Sociedade Unidimensional"
(Marcuse), chegando a concIusao de que a Indústria cultural contemporânea continua a ser presidida
por processos de 'pseudoindividuaçao", evidenciada na atual atidude de adesão fetichizada dos homens à "lógica do mercado".

Author Biography

Fátima Severiano, Universidade Federal do Ceará

Professora-adjunto do Depto. de Psicologia da UFC e doutora em Ciências Sociais aplicadas à Educação pela UNICAMP e Universidad
Complutense de Madrid

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Published

2019-05-06

How to Cite

Severiano, F. (2019). (PSEUDO)INDIVÍDUO E INDÚSTRIA CULTURAL CONTEMPORÂNEA. Revista De Ciências Sociais (Social Sciences’ Journal), 31(1), 95–109. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40816