A Problemática agrária numa sociedade industrial
Abstract
A análise da problemática agrária, que não seja limitada aos parâmetros gerais de um modo de produção, funda-se na apreensão do dinamismo das relações sociais que configura a realidade concreta de cada sociedade. É nessa perspectiva que procuramos desenvolver nossos estudos de maneira que a questão agrária seja inserida no contexto histórico, exprimindo assim as contradições próprias a cada conjuntura. Tal preocupação surge, sobretudo, como uma postura crítica à análise da relação Estado e Agricultura que privilegia isoladamente as medidas governamentais. A hipótese que pretendo considerar é a de que se o setor primário faz parte da estrutura produtiva, as políticas agrárias e agrícolas não devem estar isoladas do projeto de transformações gerais e por conseguinte devem refletir os diversos interesses políticos dos grupos sociais e mais especialmente o pacto social dominante. Para obter uma visão mais privilegiada desta imbricação estamos desenvolvendo, ainda de forma embrionária, linhas indicativas gerais de uma metodologia que leve em consideração os elementos centrais que permitem perceber como a questão agrária se situa no contexto global da sociedade...
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).