Perspectiva e prospectiva do desenvolvimento brasileiro

Authors

  • Vamireh Chacon Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Abstract

Existem tantas tentativas de interpretação sociológica do Desenvolvimento brasileiro, apesar das e"periências analisadas serem talvez demasiado contemporâneas, que nos animamos também ao mesmo risco, inclusive porque nos parece oportuno propor alguns novos enfoques, embora sem interesses polêmicos.

Author Biography

Vamireh Chacon, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Nascido no Recife (Pernambuco), em 1º de fevereiro de 1934. Curso secundário no Colégio Nóbrega dos Jesuítas no Recife. Bacharelado e doutoramento pela Faculdade de Direito da Universidade do Recife, depois Universidade Federal de Pernambuco. Bacharelado e licenciatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Pernambuco. Ex-professor assistente, adjunto e titular da Faculdade de Filosofia na mesma Universidade. Desde 1975 professor titular no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde se tornou professor emérito em 2005. Com freqüência professor visitante em universidades principalmente da Alemanha, França, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Doutor honoris causa pela Universidade de Erlangen-Nuremberg.

Membro efetivo da Academia Pernambucana de Letras; Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco e Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

Autor dos seguintes livros, entre outros: História das Idéias Socialistas no Brasil, História dos Partidos Brasileiros, Vida e Morte das Constituições Brasileiras, Gilberto Freyre (Uma Biografia Intelectual) e A Grande Ibéria (Convergências e Divergências de uma Tendência). Colaborador de revistas internacionais de Filosofia, Direito, História e Ciência Política.

Published

2019-11-15

How to Cite

Chacon, V. (2019). Perspectiva e prospectiva do desenvolvimento brasileiro. Revista De Ciências Sociais (Social Sciences’ Journal), 3(1), 47–62. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42709