Aspectos políticos da crise do modelo agro-exportador e as relações de classe no Brasil
Abstract
Nesta dissertação, como o seu próprio título anuncia, estaremos tratando simultâneamente de Política, Economia e Sociologia. São as relações de classe, tema sociológico fundamental, examinadas numa fase <la Economia brasileira, em suas relações com as variáveis políticas. Se relacionar temas tão complexos, como este, é por si difícil, mais difícil ainda é acompanhar esse relacionamento ao longo de quase um século, pois a crise do modelo agro-exportador se inicia pelos meados do século XIX, prolongando-se até 1930, quando começa a fase da industrialização por substituição de importações. Claro que variáveis outras que não somente a política influíram na caracterização do modelo e de sua crise. A limitação aos aspectos políticos teve por objetivo ensejar uma abordagem mais cuidadosa do assunto. Com estudos, no mesmo nível, de outros aspectos do tema, estaremos nos habilitando o compreender melhor essa fase da vida política e econômica do Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).