A Música de Consumo no Mundo Administrado Segundo Adorno '

Jazz, Música Popular e Indústria Cultural

Authors

  • Dilmar Santos de Miranda

Abstract

O presente artigo apresenta as principais idéias da teoria crítica de Theodor Adorno, tomando como base suas sistematizações no campo da estética musical, bem como pontua algumas apreciações críticas à sua abordagem sobre o jazz, gênro musical por ele privilegiado para radicalizar suas críticas à música popular de consumo.

Author Biography

Dilmar Santos de Miranda

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Sciences Sociales (equivalência) - Université des Sciences Humaines - Strasbourg II (1976) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001). É professor associado do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, responsável pela área de Estética Filosófica e Estética Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música, cultura, arte e modernidade. Coordena o Grupo de Estudo da Arte - GESTA (Laboratório de Estética do curso de Filosofia do ICA da UFC). É professor do programa de pós-graduação em Filosofia da UFC, na área de estudo da Estética moderna e contemporânea. Colabora eventualmente como professor dos cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) da Universidade Estadual do Ceará e Faculdade Sete de Setembro.

Published

2019-11-29

How to Cite

de Miranda, D. S. . (2019). A Música de Consumo no Mundo Administrado Segundo Adorno ’: Jazz, Música Popular e Indústria Cultural. Revista De Ciências Sociais (Social Sciences’ Journal), 28(1/2), 90 a 104. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42805