A Inserção da Mão-De-Obra Feminina na Indústria de Confecção no Ceará
o caso das cooperativas de confecções do Maçiço de Baturité
Abstract
A industrialização do Estado do Ceará, particularmente do interior, tem sido uma das principais metas do govemo nos últimos dez anos, como parte de uma política de geração de emprego e renda para a população rural. O papel da mão-deobra feminina ruralfaz-se importante neste contexto à medida que ela começa a ser inserida no desenvolvimento industrialno interior do Ceará,tradicionalmente agrícola. Esteestudo pretende analisar a forma como a mão-de-obra feminina no interior do Ceará tem sido incorporada neste processo. A análise circunscrevese à indústria de confecção localizada na região do Maciço do Baturité, distante aproximadamente 70 quilômetros de Fortaleza, onde mulheres de vários municípios têm sido integradas a cooperativas de produção de confecções, ali estabelecidas com a finalidade de suprir a força de trabalho necessária a produção de jeans para exportação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).