Um esboço antropossociológico da casa
Abstract
Na atividade presente, em que nos ocupará uma realidade complexa de um fenômeno humano - a habitação - impõe-se a adoção de um método-comparativo - que julgamos imprescindível na captação do nosso objeto de estudo. Ao empregá-lo, objetivamos enxergar melhor uma entidade institucional - a casa - nos seus múltiplos aspectos e em suas diversas significações. De entre as características arroladas na composição de uma imagem objetiva do ser humano, a de animal construtor (lato sensu), especialmente de moradias, é das mais importantes. Porque a própria condição de homo faber é a de ser industrioso, de trabalhador imaginoso que produz objetos, instrumentos com os quais a natureza é operada, transformando-se, em seus componentes particulares, num novo mundo - o da ergologia. As ferramentas de trabalho, os utensílios domésticos, as armas, geringonças, vestuário, habitações, equipamentos variados, em suma, todas as extensões dos membros e sentidos, assim como dos órgãos humanos, tradutores da aspiração à transcendência das limitações biológicas e carências humanas, constituem esse mundo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).