Vidas Privadas
A Propósito de uma Estratégia de Sobrevivência de Mulheres Pobres
Abstract
Este trabalho está preocupado em discutir uma das possibilidades estratégicas de sobrevivência de mulheres pobres não profissionalizadas, pertencentes às camadas economicamente marginalizadas da sociedade brasileira na crise dos anos 90. O problema a ser analisado tem duas vertentes: a primeira diz respeito à centralidade da publicização das vidas privadas nas estratégias de sobrevivência destas mulheres em um programa de rádio popular. A segunda refere-se à apropriação por parte do apresentador do programa do discurso das mulheres reforçando a responsabilidade privada dos problemas por elas apresentados e silenciando sobre qualquer possibilidade de estratégia coletiva de luta por melhores condições de vida. Discuti em artigo anterior as potencialidades da constituição de novos sujeitos políticos através da atuação das mulheres de camadas populares em movimentos sociais populares que constróem discursos de ação coletiva e atuam como novos sujeitos, principalmente na política local. Também naquela oportunidade discuti a dupla face destes novos sujeitos que ao mesmo tempo que transformam- se em agentes participa ti vos da luta política, constróem possibilidades de transformar suas posicionalidades enquanto mulheres nas relações de poder cotidianas que as constituem enquanto sujeito da vida privada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).