A trajetória da arqueologia de Foucault
Abstract
Este texto, a bem dizer, tenta ser uma resenha de uma resenha. É que o livro de Roberto Machado já é, em si, uma resenha da polêmica obra de Foucault, abrangendo cinco dos seus principais livros e incluindo um estudo introdutório sobre a obra de Georges Canguilhem, de onde Foucault partiu. Já isso adverte para o perigo de se incorrer num empobrecimento do livro comentado para além dos limites naturalmente permitidos numa resenha. Ainda mais porque se trata - a obra de Foucault - de um empreendimento vasto e que se espraia por diversos campos de saber: psiquiatria, medicina, biologia, criminologia etc. Em todo caso, e simplificando bastante, creio ser possível destacar, no conjunto dos vários tópicos da obra de Foucault abordados por R. Machado, uma questão básica que, mesmo não estando presente com o mesmo peso ao longo de todos os seus livros, constitui, sem dúvida, a questão mais permanente de sua obra. Trata-se, em suma, do seguinte problema: como e por quê se constituíram, na cultura ocidental, por volta do século XVIII em diante, certos saberes sobre o homem...
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).