O método monográfico romeno e as pesquisas sociológicas no Brasil
Abstract
Num artigo de jornal intitulado "José Lins do Rego, jornalista", Roger Bastide afirma: "Quando se deseja compreender bem um escritor é preciso apanhá-lo em "robe de chambre". Os artigos inspirados pelos acontecimentos do quotidiano, uma leitura, o encontro de um amigo, um sonho diurno ou noturno, revelam a profundidade e a· grandeza de um verdadeiro escritor." O artigo que a seguir vai reproduzido é um dos 506 publicados durante a sua permanência no Brasil (1937- 1947). Ao nos informar sobre o método monográfico romeno, excepcionalmente sugestivo, o artigo nos revela ao mesmo tempo a visão sociológica de Roger Bastide. Nesta nota, queremos apenas salientar alguns aspectos característicos da "prática sociológica" do autor. Uma sociologia capaz de unir, na sua exigência , a precisão e a fluidez dos conceitos. Uma sociologia aberta ao diálogo com as outras áreas de conhecimento das ciências sociais e das ciências exatas, e nesse diálogo descobrir o seu verdadeiro papel na sociedade. Uma sociologia que apreenda a realidade social em sua dinâmica própria, mudança I resistência, memória I imaginário, objetivo I subjetivo, sonho e poesia...
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).