O homem livre/pobre e a organização das relações de trabalho no Ceara (1850- 1880)
Abstract
Na segunda metade do século XIX estava em curso uma série de transformações no âmbito da Província do Ceará. Esse processo pode ser constatado pelo exame da sua economia, onde a agricultura comercial entrava numa nova fase, subordinando a de subsistência. Estas modificações não ficaram restritas aos aspectos materiais; houve repercussões pela própria organização do Estado. No entanto, a principal problemática estava relacionada com a organização das relações de trabalho. Com isso, o principal objetivo deste trabalho será recuperar as propostas dos grupos dominantes locais para organizar as relações de trabalho na Província, na segunda metade do século XIX. A medida em que a agricultura comercial se tornou a base da economia provincial exigiu uma incorporação crescente de força de trabalho. Exigiu sobretudo, a criação de mecanismos para garantir a submissão, não apenas da força de trabalho, mais dos trabalhadores aos grandes proprietários...
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).