Sobre a inscrição jurídica e o disciplinamento dos corpos
Abstract
Nosso ponto de partida são idéias apresentadas por Foucault inicialmente em sua famosa aula inaugural no Collêge de France, em 1970, e desenvolvidas nos cinco anos de curso que se seguiram, cristalizadas definitivamente em "Surveiller et Punir ("Vigiar e Punir", trad. port. Ligia M .P. Vassallo. Vozes , Petrópolis 3." ed., 1984). O filósofo francês nos fala do corpo como objeto de forças pertencentes a um investimento político-jurídico que "o marcam, o dirigem, o supliciam, sujeitam-no a trabalhos, obrigam-no ao cerimônias, exigem-lhe sinais" (ob.cit.,p.28). Esse sistema de sujeição seria imprescindível para obter a docilidade e servidão necessárias aos fins econômicos da produção de bens, com emprego da força de trabalho da maio· ria para benefício de uma minoria, já que "o corpo só se torna força útil se é ao mesmo tempo corpo produtivo e corpo submisso" (id. ib.)...Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).