Cultura popular: conservadora?
Abstract
A minuta apresentada pela coordenação da mesa aponta para a dimensão política da "questão da cultura popular" ao referir-se ao que ela chama de "ambigüidade" das .manifestações culturais populares. Diz ela: "se, por um lado, elas têm um nítido valor de resistência à apropriação e ao controle (enquanto são a reinvenção da capacidade de simbolizar, de viver, de uma classe), por outro, assinalou Cavalcanti Proença que " ... há na literatura (cultura?) popular muito conservadorismo e uma tendência ao equilíbrio social ( ... )" (p. 6).
Esta é, ao meu ver, uma falsa questão que decorre em grande parte do fato de se analisar as manifestações culturais como "coisas", ou, na melhor das hipóteses, como "bens acabados", de pior ou melhor qualidade, conforme seja o caso e, sobretudo, o critério de quem julga, mais ou menos conservadoras, e que, uma vez produzidas, são reincorporadas à vida social que as gerou.(!)
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).