Urban Interferences at Natal: an essay on lines, colors and attitudes
Keywords:
Graffiti, Urban Locations, NatalAbstract
This paper shall expose the social production at the urban locations, through the aspect from urban interferences, especially the grafi tti at Natal, capital city of Rio Grande do Norte state. The methodology of this research was: the participant observation, interviews and photographic/ audiovisual records, herewith a huge bibliography about the topic. It is intended to show the graffi ti appearance at Natal, its main protagonists and routes worked. From na anthropological, urban and audiovisual approach, images complementing this argument in the text will be presented. All these images are own and belonging to the author’s personal collection.References
ANTONACCI, Célia Maria. Grafi te, pichação & cia. São Paulo: Annablume,
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da
cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7ª edição. São Paulo: Brasiliense,
, p. 165-196.
BENJAMIN, W. Sobre o conceito da História. In: Magia e técnica, arte
e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7ª edição. Trad.
Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CAMPOS, Ricardo. Por que pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfi
ca do graffi ti urbano. Portugal: Edições, Sociedade Unipessoal,
LDA. 2010.
CAMPOS, Ricardo. A pixelização dos muros: graffi ti urbano, tecnologias,
digitais e cultura visual contemporânea. Revista Famecos, Porto Alegre,
v. 19, nº 2, p. 543-566, maio/ago. 2012.
CANEVACCI, M. Metrópoles comunicacionais. Revista USP, São
Paulo, nº 63. 2004.
CANEVACCI, M. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das
metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A Editora. 2005.
CANEVACCI, M. Comunicação entre corpos e metrópoles. São Paulo,
revista Signos do consumo, 2009.
CANEVACCI, M. A cidade polifônica: ensaio sobre antropologia da
comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
CARCARÁ, Miguel. Revolução nos muros. Revista Basculho. Ano 1,
nº 1, 2013.
CATALÀ, Jose Maria. Introdução. In: Puig Torres, Rosa, Barcelona 1000
graffi tis. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petró-
polis-RJ: Vozes, 1994.
COSTA, Roaleno. Graffi ti no contexto histórico-social com obra aberta
e uma manifestação de comunicação urbana. Dissertação de mestrado,
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/
USP), 1994.
DIÓGENES, Glória. Itinerários de corpos juvenis: a festa, o jogo e o
tatame. São Paulo: Annablume, 2003.
DIÓGENES, Glória. Cartografi as da cultura e da violência: gangues,
galeras e o movimento hip hop. São Paulo: Annablume, 1998.
DOZENA, A. e COSTA, Pablo Raniere Medeiros. Paredes que falam:
simbolismo e transgressão espacial na cidade de Natal-RN. Geografi cidade,
v. 4, nº 1, Verão 2014.
FREITAS, Rafael Acácio de. Intervenções gráfi cas no espaço público
urbano: uma abordagem antropológica da cidade de São Paulo. Dissertação
de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais,
Universidade Federal de São Paulo (PPCS, UNIFESP), São Paulo, 2014.
GITAHY, C. O que é graffi ti? São Paulo: Brasiliense, 1999.
LASSALA, Gustavo. Pichação não é pixação: uma introdução à análise
de expressões gráfi cas urbanas. São Paulo: Altamira Editorial, 2010.
PEREIRA, Alexandre. De rolê pelas cidades: os pixadores em São Paulo.
Dissertação de mestrado, Antropologia, USP, 2005.
PEREIRA, Alexandre. As marcas da cidade: a dinâmica da pichação em
São Paulo. São Paulo: Lua Nova, 2010.
PIAULT, Marc-Henri. A antropologia e a sua passagem à imagem. Cadernos
de Antropologia e imagem, nº 1, p. 23-29, 1995.
SILVEIRA, Nelson Eugenio. Superfícies alteradas: uma cartografi a dos
grafi tes na cidade de São Paulo. Dissertação de mestrado, Antropologia,
UNICAMP, 1991.
Jão & Lua. Direção: Lisabete Coradini e Beatriz Tanabe, 10 min., NAVIS,
Programa de Extensão Universitária, Ministério da Educação (PROEXT/
MEC), UFRN, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).