The Character “Miguilim” on the Silver Screen: from the novel “Campo Geral” to the movie “Mutum”
Keywords:
Literature and Cinema, Translation, Literary Adaptation, Ethnographic Travels, Guimarães RosaAbstract
Th e poetics of myopia, the inferior passages, the silence, the absence of music in the movie, the documental ballast, and the fi delity to aesthetics of Guimarães Rosa are themes raised by the feature fi lm “Mutum” (2007), na adaptation of the novel “Campo Geral”, better known as “the story of Miguilim”, from the book “Corpo de baile” (1956). We will see how the movie recreates the literary text and the very work method of the writer, who traveled the Brazilian hinterland, collecting elements for his stories.References
AVELLAR, José Carlos. “Uma caderneta de nuvens”. Escrevercinema. Cannes,
maio de 2007. Site consultado em março de 2013:
http://www.escrevercinema.com/uma_caderneta_de_nuvens.htm
AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra. Cinema e literatura no Brasil. Rio
de Janeiro: Rocco, 2007.
BACHELARD, Gaston. “Os devaneios voltados para a infância”. A poética
do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 93-137.
DANTAS, Paulo. Sagarana emotiva. São Paulo: Duas Cidades, 1975.
FARIA, Ernesto. Dicionário escolar latino-português. 6ª edição. Revisão de Ruth
Junqueira Faria. Rio de Janeiro: MEC/FENAME, 1982.
GUIMARÃES ROSA, João. “A boiada”. Documento inédito, inacabado,
datilografado. 13 p. Consultado na casa de dona Aracy Moebius de Carvalho
(viúva do escritor).
GUIMARÃES ROSA, João. “A boiada 1”; “A boiada 2” [Cópia datilografada
das cadernetas da viagem com os vaqueiros, realizada em maio de 1952].
Documentos inéditos, datilografados. 80 p.; 77 p. Consultados no Arquivo
Guimarães Rosa, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São
Paulo (IEB/USP).
GUIMARÃES ROSA, João. Corpo de baile (sete novelas) [com “Campo geral”,
“Uma estória de amor”, “A estória de Lélio e Lina”, “O recado do morro”,
“Lão-Dalalão (Dão-lalalão)”, “Cara-de-bronze” e “Buriti”]. Rio de Janeiro:
Livraria José Olympio, 1956.
GUIMARÃES ROSA, João. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Livraria
José Olympio, 1956.
GUIMARÃES ROSA, João. “Campo geral”. Manuelzão e Miguilim (Corpo
de baile). 7ª edição. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1977. [1ª edição.
.
GUIMARÃES ROSA, João. “Entrevista concedida a Maria da Graça Faria
Coutinho”. Trabalho de Português para o Colégio Brasileiro de Almeida. Rio
de Janeiro, junho de 1965.
GUIMARÃES ROSA, João. Tutaméia. Terceiras estórias. Rio de Janeiro:
Livraria José Olympio, 1967.
GUIMARÃES ROSA, João & BIZZARRI, Edoardo. J. Guimarães Rosa.
Correspondência com o tradutor italiano [1962-1967]. São Paulo: Instituto
Cultural Ítalo-Brasileiro, 1972.
HITCHCOCK, Alfred & TRUFFAUT, François. “Os sons eletrônicos”.
HitchcockTruff aut. Entrevistas. Prefácio à edição brasileira de Ismail Xavier.
Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
p. 289-301.
HOLANDA FERREIRA, Aurélio Buarque de. Dicionário Aurélio Eletrônico.
Século XXI. Versão 3.0. Rio de Janeiro: Lexikon/Nova Fronteira, novembro
de 1999.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.
Versão 1.0. Rio de Janeiro: Objetiva, dezembro de 2001.
KOGUT, Sandra. “Miguilim de Guimarães Rosa chega à tela em Cannes”.
Entrevista concedida a Márcio Ferrari, 23/05/2007. Site consultado em março
de 2013: http://cinema.uol.com.br/cannes/2007/ultnot/2007/05/23/ult3723u18.jhtm
KOGUT, Sandra. “Entrevista concedida a Renato Silveira”. Cinema em Cena,
/11/2007. Site consultado em março de 2013: http://www.cinemaemcena.com.
br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=722&cdcategoria=7
KOGUT, Sandra. “Mutum: notas de fi lmagem. Uma poética da miopia.”
Entrevista concedida a Paulo de Andrade. Suplemento Literário de Minas
Gerais. Belo Horizonte, junho de 2008, p. 4-6; p. 7-10. Especial 100 anos
Guimarães Rosa.
KOGUT, Sandra & MARTINS COSTA, Ana Luiza. “Rencontre avec
l’équipe du fi lm” [Entrevistas em vídeo]. Press Conference: Mutum 25 May
Archives and History. Videos from Cannes in 2007. 39a Quinzaine des
Réalizateurs/Directors’ Forthnight. Festival de Cannes. Site consultado em
março de 2013: http://www.quinzaine-realisateurs.com/mutum-f14112.html
LISBOA, Henriqueta. “O motivo infantil na obra de Guimarães Rosa”. In:
Coutinho, Eduardo (org.). Guimarães Rosa. 2a
edição. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1991. p. 170-178.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. O léxico de Guimarães Rosa. São Paulo: EDUSP,
MARTINS COSTA, Ana Luiza. João Guimarães Rosa, viator. Tese de
Doutorado em Literatura Comparada, Letras / Universidade do Estado do Rio
de Janeiro (UERJ). Defendida na Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro,
dez. 2002.
MARTINS COSTA, Ana Luiza. “O mundo escutado”. Revista Scripta, v. 9, n.
, p. 47-60, 2º sem. 2005.
MARTINS COSTA, Ana Luiza. “Via e viagens: a elaboração de Corpo de
baile e Grande sertão: veredas”. Revista Cadernos de Literatura Brasileira,
números 20 e 21. São Paulo: Instituto Moreira Sales (IMS), dez. 2006, p.
-235. Edição Especial Comemorativa dos 50 anos de Corpo de baile e
Grande sertão: veredas e dos 10 anos da revista.
MARTINS COSTA, Ana Luiza & KOGUT, Sandra. Mutum. Roteiro de fi lme
de longa-metragem baseado na novela “Campo geral”, de João Guimarães
Rosa. 2004-6, 75 p.
NOGUEIRA, Erich Soares. Percepção e experiência poética: estudo
para uma análise de Campo Geral, de J. Guimarães Rosa. Dissertação de
Mestrado em Teoria e História Literária. Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP), 2004. Site consultado em março de 2013: http://libdigi.unicamp.
br/document/?code=vtls000321371
RÓNAI, Paulo. “Campo Geral. Primeiras lembranças de Miguilim”. Seleta de
João Guimarães Rosa. 2ª edição. revista. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
p. 32-54.
RÓNAI, Paulo. “Notas para facilitar a leitura de Campo Geral de J. Guimarães
Rosa”. Matraga. Rio de Janeiro: Caetés, Ano 9, n. 14, jan./dez. 2002, p. 23-60.
TIRARD, Laurent. Grandes diretores de cinema. Entrevistas com Almodóvar,
Wim Wenders, Woody Allen, Kusturica, Joel e Ethan Coen, David Lynch, Tim
Burton, Bertolucci [dentre outros]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).