Programa de Auditório como uma Prática Cultural: gosto de classe, hierarquia simbólica e legitimidade cultural

Autores/as

  • Maíra Muhringer Volpe

Palabras clave:

Programa de Auditório, Gosto de Classe, Consumo Cultural

Resumen

Versões brasileiras de programas de auditório com psicólogos no palco, veiculados na televisão aberta e na rádio (com as gravações realizadas num teatro), são vias de acesso profícuas à discussão das práticas culturais e do gosto se forem consideradas as pessoas e os grupos sociais que as integram. Tomando especialmente as produções de Casos de Família (SBT) e Márcia (Bandeirantes), bem como a de No Divã do Gikovate (CBN), discutir-se-ão alguns dos sentidos atribuídos por esses agentes à sua participação, a fim de iluminar não somente hierarquias simbólicas, porém as dimensões de dominação e de violência simbólicas às quais estão submetidos.

Biografía del autor/a

Maíra Muhringer Volpe

Pesquisadora Colaboradora Júnior e Bolsista Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG-PDS) - Instituto de Psicologia/UnB. É Mestra e Doutora em Sociologia pela FFLCH/US.

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Publicado

2017-06-07

Cómo citar

Muhringer Volpe, M. (2017). Programa de Auditório como uma Prática Cultural: gosto de classe, hierarquia simbólica e legitimidade cultural. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 48(1), 89–125. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/18883