Maquiavel na Soleira da Modernidade
Palabras clave:
Modernidade, Racionalidade, Ação Social, Natureza HumanaResumen
O artigo discute a proximidade das ideias políticas de Maquiavel com o pensamento moderno, por meio de uma comparação entre a concepção do pensador florentino sobre o Estado e a ação política, e a sociologia de Max Weber e seus tipos de dominação. O artigo destaca ainda a importân- cia que Maquiavel atribui a valores da Antiguidade clássica como a glória, mas coloca-o na soleira da modernidade pelo seu realismo e sua compreensão do poder.
Citas
AQUINO, São Tomás. Do governo dos príncipes: ao rei de Cipro. I n: VEIGA DOS SANTOS, Arlindo; THOMAS AQUINAS, Santo. Filoso fi a politica de Santo Tomás de Aquino. 3ª edição. São Paulo: J Bushatsky, 1954.
______. Seleção de textos : São Tomás de Aquino et al . São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os pensadores , 8).
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico . São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BIGNOTTO, Newton. Introdução aos Discursos sobre a primeira déc ada de Tito Lívio de Nicolau Maquiavel. In: MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio . São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BOBBIO, Norberto. As teorias das formas de governo. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1997.
ELIAS, Norbert. Os alemães : a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
FERES JÚNIOR, João. Introdução a uma crítica da modernidade com o conceito sociológico. Revista Mediações (UEL), v. 15, p. 28-41, 2010.
HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2008. MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio . São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe . São Paulo: Martins Fontes, 2001. MIGUEL, Luís Felipe. O nascimento da política moderna : Maquiavel, Utopia, Reforma. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007.
SADEK, Maria Teresa. Maquiavel: cidadão sem fortuna, intelectua l de virtù e Textos de Maquiavel. In: WEFFORT, Francisco (org.). Os clássicos da política . v. 1. São Paulo: Ática, 2003.
SARTORI, Giovanni. A política . Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1981.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno . 5ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
VEIGA DOS SANTOS, Arlindo; THOMAS AQUINAS, Santo. Filoso fi a política de Santo Tomás de Aquino. 3ª edição. São Paulo: J Bushatsky, 1954.
WEBER, Max. A Política como vocação . Ciência e política: duas voca- ções. São Paulo: Cultrix, 1993.
WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação legítima. In: COHN , G. (org.). Max Weber : Sociologia. 7ª edição. São Paulo: Ática, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).