MIGRAÇÕES, NARRATIVAS E SERTÃO (O CASO DO CORDEL)
Resumen
O texto insere o cordel numa discussão sobre exílio e migração, considerando-se que este gênero literário veio de outros contextos, adaptou-se às condições brasileiras, sofrendo influências indígenas e africanas, e interage com a cultura de massa, como poética da voz, e da imagem, na medida em que absorvida pelas novas tecnologias. Uma poesia que migra de e para uma gente sertaneja que é forçada a migrar.
Citas
ALBUQUERQUE Jr., Durval Muniz de. A invenção do Nordeste.
São Paulo, Cortez, 1999.
ANDRADE, Cláudio Henrique Sales. Patativa do Assa ré. As
razões da emoção. Fortaleza / São Paulo: Editora UFC/
Nankin, 2004.
ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá. Petrópolis:
Vozes, 1984.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira -
Momentos decisivos 1750 -1880. 10 a edição. Rio de Janeiro:
Ouro sobre Azul, 2006.
CARVALHO, Gilmar de. Patativa Pássaro Liberto. Fortaleza:
Museu do Ceará, 2002.
CARVALHO, Gilmar de. Madeira Matriz. Cultura e Memória.
São Paulo: Annablume, 1999.
CASCUDO, Luís da Câmara. Cinco livros do povo. 2" edição.
João Pessoa: Editora Universitária UFPb, 1979.
CUNHA, Euclydes da. Os Sertões. Rio de Janeiro: Livraria
Francisco Alves Editora, 1925.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva,
FEITOSA, Tadeu. Patativa do Assaré. A trajetória de um canto.
São Paulo: Escrituras, 2003.
FRANCO JúNIOR, Hilário. Cocanha. A história de um país
imaginário. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
KUNZ, Martine. Cordel, a voz do verso. Fortaleza: Museu do
Ceará, 2001.
LOPES, Régis. O verbo encantado. A construção do Padre Cícero
no imaginário dos devotos. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
LOTMAN, Iuri. La Semiosfera I. Semiótica de Ia cultura y dei
texto. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996.
MORI ,Edgar. Cultura de Massas no século XX - A Neurose. São
Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1969.
MELO NETO, João Cabral de. Poesia Completa. Rio de Janeiro:
Nova Aguilar, 2002.
OLIVEIRA, Francisco. Elegia para uma re(li)gião. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1976.
PIRES FERREIRA, Jerusa. Cavalaria em cordel. São Paulo:
Hucitec, 1986.
PIRES FERREIRA, Jerusa. Armadilhas da Memória. Salvador:
Casa de Jorge Amado, 1993.
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de
Janeiro: Forense- Universitária, 1984.
REINALDO, Gabriela. Uma cantiga de sefechar os olhos. Mito e
música em Guimarães Rosa. São Paulo: Annablume, 2005.
ROSA, João Guimarães. Ficção Completa. Volume I. Rio de
Janeiro: Nova Aguillar, 2001.
TERRA, Ruth. Memória de lutas. A literatura de folhetos no
Nordeste (1870-1930). São Paulo: Global, 1982.
VIEIRA, Sulamita. O sertão em movimento. São Paulo:
Annablume, 2002.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das
Letras, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).