TRABALHADOR LÊ?
Resumen
O texto trata das práticas sociais da leitura e das experiências de leitura no mundo do trabalho como forma de mobilização cultural e política. Aborda em diversos contextos sócio-históricos o modo como os trabalhadores se apropriaram e recriaram o conteúdo de suas leituras, como se fizeram leitores. Seja na França revolucionária do século XVIII, em Cuba do século XIX, ou no Brasil, destaca a imprensa dos trabalhadores - como palavra impressa ou veículo oral- como resultado do esforço de inteligibilidade do mundo e da busca de eficácia em disseminar conteúdos diretamente vinculados a seu propósito pedagógico, organizativo e doutrinário. A autora recolhe, em escritos autobiográficos dos militantes, passagens em que as narrativas apresentam o esforço de leitura, a busca do saber como uma das lembranças memoráveis. As leituras operárias são vistas como expressão do conteúdo de autoformação dos militantes e como uma prática social remodeladora do pensamento e da ação, incluindo desde a seleção de livros e autores até a inauguração de espaços da cidade como lugares de discussão pública e socialização. Neste caso, aparecem as livrarias, os cafés, as bodegas e praças, constituindo a geografia dos progressistas e libertários de Fortaleza, desde o século XIX.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).