O federalismo brasileiro

Autores/as

  • José Teodoro Soares Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumen

A vida política do Brasil, como a de muitos outros países latino-americanos, atravessa atualmente um período de transição devido às transformações sociais que se produzem. Desde a Primeira Guerra Mundial e, sobretudo, depois da crise de 1929 que desorganizou o setor externo da economia brasileira, os desequilíbrios econômicos e financeiros, os contrastes sociais e políticos não fizeram senão acentuar a crise sócio-política brasileira.

Biografía del autor/a

José Teodoro Soares, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

José Teodoro Soares foi reitor da Uva no período de 1990 a 2006 a convite de seu antecessor, o cônego Sadoc de Araújo. Sua primeira missão no cargo foi de conseguir o reconhecimento da Universidade pelo Ministério da Educação (MEC). Depois disso, a Uva foi expandida, tendo o número de cursos e de alunos multiplicado. O educador, sociólogo e teólogo foi também reitor da Urca pelo curto período de 1987 a 1990, antes de assumir a reitoria da Uva.

Na Uece foi docente por 45 anos, lotado no curso de Administração, pertencente ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Professor Teodoro ingressou na Uece antes mesmo dela existir, lecionando, desde 1971, na Escola de Serviço Social e na Faculdade de Filosofia, que foram, posteriormente, agregadas à nossa Instituição. Em 2014 recebeu da Uece, das mãos do reitor Jackson Sampaio, a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho.

Publicado

2018-11-12

Cómo citar

Soares, J. T. (2018). O federalismo brasileiro. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 2(1). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39611