QUEM É O BANDIDO? A NARRATIVA POLICIAL NA LITERATURA BRASILEIRA
Resumen
O artigo analisa a presença do gênero policial na literatura brasileira, buscando destacar algumas homologias estruturais entre essa produção e determinadas visões acerca do Brasil. Através da análise de algumas obras "paradigmáticas" é traçado um painel que leva em consideração o diálogo dessa produção com as mudanças sociais e políticas das últimas décadas, bem como com novas propostas estéticas "pós-modernas" e com a modernização do mercado editorial brasileiro.
Citas
ALMEIDA, Marco Antônio de (2002): Sangue, suor e tiros: a narrativa policial na literatura e cinema brasileiros. Campinas - SP: mimeo. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
ARRIGUCCI JR., Davi (1979) "Jornal, realismo, alegoria: o romance brasileiro recente". In: Achados e perdidos - ensaios de crítica. São Paulo: Pólis,
BAUMAN, Zigmunt (1999): "Depois da Nação-estado, o quê?". In: Globalização. as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
___. (2001): 'Trabalho". In: Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. BORELLI, Sílvia Helena Simões (1996): Ação, suspense, emoção. Literatura e cultura de massa no Brasil. São Paulo: EDUC/Estação Liberdade.
BOURDIEU, Pierre (1996): As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras.
CANCLINI, Néstor García (1997): Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp.
CANDIDO, Antonio (1987): "A personagem do romance" In Candido, A. et al. (orgs.): A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva.
COELHO, Luiz Lopes (1961): O homem que matava quadros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
DA MATTA, Roberto (1981): "Você sabe com quem está falando?" In. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Zahar.
DUBOIS, Jacques (1992): Le roman policier ou la Modemité. Paris: Nathan.
ECO, Umberto (1989): "A inovação no seriado". In: Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
FONSECA, Rubem (s. d.): A coleira do cão. São Paulo: Círculo do Livro.
___. (1973): O caso Morel. Rio de Janeiro: Artenova.
___. (1979): O cobrador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
___. (1983): A grande arte. São Paulo: Círculo do Livro.
___. (1987): Lúcia McCartney. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 58 ed .
___. (1988): Vastas emoções e pensamentos imperfeitos. São Paulo: Companhia das Letras.
___. (1990a): Feliz ano novo. São Paulo: Companhia das Letras, 28 ed . (1990b): Agosto. São Paulo: Companhia das Letras.
___. (1992): Romance negro e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras.
GARCIA-ROZA, Luis Alfredo (996): O silêncio da chuva. São Paulo: Companhia das Letras.
___. (1998): Achados e perdidos. São Paulo: Companhia das Letras.
___. (1999): Vento sudoeste. São Paulo: Companhia das Letras.
GIDDENS, Anthony (1991): As conseqüências da modernidade. São Paulo: Ed. UNESP.
LOWE, Elisabeth (1983): "A cidade de Rubem Fonseca". In: Escrita (Revista de literatura). São Paulo: Vertente, ano VIII, n. 36, p. 51-59.
MELO, Patrícia (1994): Acqua Toffana. São Paulo: Companhia das Letras.
___. (1995): O matador. São Paulo: Companhia das Letras.
___. (1998): Elogio da mentira. São Paulo: Companhia das Letras.
OESP (1988): "POLÊMICA: Xexéo e Schwarcz respondem a Alfredo Machado". Caderno 2, jornal O Estado de São Paulo, 08/12/1988, sem ref. de autor.
ORTIZ, Renato (1988); A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense.
PAES, José Paulo (1990): "Por uma literatura brasileira de entretenimento (ou: O mordomo não é o único culpado)". In: A aventura literária. São Paulo: Companhia das Letras.
REIMÃO, Sandra Lúcia (1987): Cicatriz de viagem (A literatura policial brasileira: presença do cômico). São Paulo: mimeo, Tese (doutorado). PUC - SP, Faculdade de Filosofia.
ROUANET, Sérgio Paulo (1988); O espectador noturno: a Revolução Francesa através de Rétif de la Bretonne. São Paulo: Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (1988); Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades.
___. (1990); Um mestre na periferia do capitalismo - Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades.
SILVA, Deonísio da (1989); Nos bastidores da censura: sexualidade, literatura e repressão pós-64. São Paulo: Estação Liberdade.
TRAVANCAS, Isabel (2001); O livro no jornal – Os suplementos literários dos jornais franceses e brasileiros nos anos 90. São Paulo: Ateliê Editorial.
VELHO, Gilberto (1994): Individualismo e cultura - Notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
VIDAL, Ariovaldo José (1991); "Rubem Fonseca romancista - do desespero feroz à ironia mordaz". Suplemento de Cultura do jornal O Estado de São Paulo, 09/03/91.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).