PASTORIL: UM MUSICAL BRASILEIRO

Autores/as

  • Mércia Pinto Universidade de Brasília

Resumen

Este trabalho sumariza uma pesquisa sobre pastoril. Encenado durante o período natalino, esse gênero musical apareceu no Brasil como resultado da mútua influência de culturas que a colonização trouxe. Utopia familiar, idílio e idealização da natureza fundiam-se ao catolicismo popular e a seus votos de devoção, para construir o imaginário que permeia as festividades. No século XIX, fez mais intensamente parte da cultura popular urbana. Sua popularidade decresceu no fim do século e quase desapareceu no século XX, na fase em que era implantada a comunicação de massa. Na trajetória evidenciaram-se rupturas quando sua forma se fragmentou na prática e recombinou-se em eventos e performances. A autora destaca que as rupturas coincidiram com mudanças estruturais na sociedade brasileira. Através de planos interpretativos, aproxima o leitor dos significados de diálogos e músicas e põe em questão alguns fatos da cultura brasileira, pretendendo contribuir para desenvolver métodos de investigação de tradições populares.

Biografía del autor/a

Mércia Pinto, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Música, Universidade de Brasília. Ph.D. Musicology University of Liverpool-England.

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Publicado

2018-11-21

Cómo citar

Pinto, M. (2018). PASTORIL: UM MUSICAL BRASILEIRO. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 33(2), 16–36. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39685