Islamofobia e Elementos Fascistas no Discurso de Olavo de Carvalho e do Movimento Mídia Sem Máscaras (MSM)

Autores/as

  • Natalia Cruz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.2020.2.a04

Palabras clave:

Islamofobia, Fascismo, Intolerância, Conspiracionismo

Resumen

O artigo analisa a islamofobia no discurso  do Mídia Sem Máscara e de seu líder Olavo de Carvalho, e sua associação com elementos do fascismo, apontando sua ligação com um projeto político excludente e autoritário da extrema-direita. a metodologia usada foi a análise crítica do discurso e a conclusão é a de que o movimento adota teorias conspiratórias acerca do islã, construindo uma visão binária do mundo entre p "bem" e o "mal", usando como argumento a tese da islamização ocidental, com supostos pretextos de dominação mundial.

Biografía del autor/a

Natalia Cruz, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: nacionalismo, intolerância, racismo, anti-semitismo e exclusão. É profª adjunta de história contemporânea e História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Cruz, N. (2020). Islamofobia e Elementos Fascistas no Discurso de Olavo de Carvalho e do Movimento Mídia Sem Máscaras (MSM). Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 51(2), 337–389. https://doi.org/10.36517/rcs.2020.2.a04