Antropologia no Ceará: algumas notas sobre o porvir e o vigor de ter sido
Palabras clave:
História da Antropologia, Ceará, Pós-Graduação, Ciências HumanasResumen
O dia 17 de agosto de 2017 constitui uma data especial para o ensino e a pesquisa antropológica no Estado do Ceará. A Antropologia cearense retoma então, em novas bases e com novas parcerias, uma história que fora interrompida. A data celebra a instituição de nosso Mestrado Acadêmico, uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Para nós da UFC, desde os idos do Instituto de Antropologia, fundado em 1953 e extinto em 1957, em nosso Estado, não se tem registro de um esforço sistemático e institucional consagrado ao ensino e formação, pesquisa e extensão em antropologia, com o reconhecimento da Capes e da ABA. O presente artigo tem portanto como objetivo registrar alguns dos passos da história aludida para, em seguida, refletir sobre o nosso passado antropológico, nosso presente a as possibilidades futuras no encontro dessas duas universidades.
Citas
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O Trabalho do Antropólogo. Brasília/ São Paulo: Paralelo Quinze/Editora da Unesp, 1998.
GEERTZ, C. Como pensamos hoje: a caminho de uma Etnografia do Pensamento Moderno. In: _____. O Saber Local: Novos ensaios em antropologia interpretativa. 8ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
MARTIN, Jean-Baptiste. Usages Sociaux de la Mémoire et de L’imaginaire au Brésil et em France. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 200.
PEIRANO, Mariza (2008). The Anthropology of anthropology: the brasilian case. Série Antropologia 110, Brasília, UNB: 174 p.
RIBEIRO, Djamila. O que é Lugar de Fala? Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017.
RIBEIRO, G. L.; TRAJANO, W. Filho. (Org.). O campo da Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Associação Brasileira de Antropologia, 2004.
VALE, Alexandre F.C. Prefácio. In: VIEIRA, Maria Sulamita de Almeida. Caminho das Ciências Sociais na UFC. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2016. v. 1. 286p.
VIEIRA, Maria Sulamita de Almeida. Caminho das Ciências Sociais na UFC. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2016. v. 1. 286p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).