POR UMA SOCIOLOGIA DAS VANGUARDAS
Resumen
O texto analisa as vanguardas artísticas e literárias, privilegiando a emergência de grupos artísticos e a construção de rótulos emblemáticos, em substituição ao culto das obras sigulares, comumente elevadas ao estatuto da "verdadeira arte". Segundo o autor, a obra de arte é produto de uma construção social, exemplificada nos movimentos de vanguarda em disputa no interior do campo artístico. O êxito de tais movimentos depende da capacidde de reconhecimento e imposição de valores simbólicos sobre os grupos concorrentes. As diferentes vanguardas tiveram papel preponderante na construção de normas de ciração e dffusão da arte, obtendo subsídios dos poderes públicos e instituções de ensino.
Citas
Michael Baxandall, Formes de l'intention, Ed. Jacqueline Chambon, Nimes, 1994.
Pierre Bourdieu, Les Regles de l'art. Genese et structure du champ littéraire, Seuil, Paris, 1992.
Peter Bürguer, Theori der Avangarde, Suhrkamp Verlag, Frankfurt, 1974.
Serge Guibault, Comment New-York vola l'art moderne, Ed. Jaqueline Chambon, Nimes, 1989.
Nathalie Heinich, Le triple jeu de l'art contemporain, Minuit, Paris, 1998.
J-O Majastr e (éd.), Le texte, I'oeuvree, l'émotion, La lettre volée, Bruxelles, 1994.
Linda Nochlin, Les Politiques de Ia vision. Art, société e poli tique au XIXe siecle, Ed. Jacqueline Chambon, Nímes, 1995.
Rainer Rochliz, Subvention. Art contemrain et argumentation esthétique, Gallimard, Paris, 1994.
Harris et Cynthia White, La carriêre des peintres au XIXe siêcle , Flammarion,
Paris, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).