Reconhecimento Étnico da Comunidade de Bastiões-Ceará (Brasil): Rumores e conflitos

Autores/as

  • Analúcia Sulina Bezerra

Palabras clave:

rumores, identidade étnica, reconhecimento étnico, política pública.

Resumen

Deslindando alguns aspectos do conflito em torno do reconhecimento de Bastiões, comunidade negra localizada no interior do Ceará, Brasil, analiso, no texto, três momentos. Primeiro, apresento como a comunidade negra foi construindo sua suposta exclusividade étnica em relação a outros do seu entorno. Depois, tomando os rumores, que apareceram em um momento preciso da história da comunidade, trato do processo de negação dessa exclusividade étnica quando a identidade negra é posta em questão. Por último, insisto na ideia de que esses mesmos rumores são responsáveis pela redefinição dos critérios de demarcação das fronteiras da identidade étnica.

Biografía del autor/a

Analúcia Sulina Bezerra

Doutora em Sociologia. Pesquisadora associada do Recherches et d'Études Antropologiques (CREA), Lylon 2, e do Grupo de Estudos Étnicos da Universidade Federal do Ceará (GEPE/UFC).

Cómo citar

Bezerra, A. S. (2013). Reconhecimento Étnico da Comunidade de Bastiões-Ceará (Brasil): Rumores e conflitos. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 43(1), 50–65. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/420