As interações entre os produtos estéticos para cabelos crespos e as mulheres negras

Autores/as

  • Aline Tusset De Rocco Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.2020.2.a02

Palabras clave:

Cabelo Crespo, Beleza Negra, Mulher Negra, Consumo Antropológico, Mídias Digitais

Resumen

Neste artigo visa-se tratar sobre as interações entre novas mercadorias de consumo e a beleza negra, mais especificamente o cabelo crespo. Desta maneira, procura-se observar e analisar a possível construção da identidade estética das mulheres negras. Através de uma etnografia digital em canais do Youtube que tratam sobre cabelos crespos, busca-se compreender a relação entre o consumo de produtos para o cabelo crespo e a construção de uma beleza negra pelas mulheres negras. O intuito de fazer uma etnografia digital, que se relaciona também a militância fora das redes sociais, é de compreender os usos dos produtos, além das relações entre as mulheres negras, as mídias, e as novas mercadorias estéticas, a fim de perceber possíveis espaços de visibilidade para a beleza negra através do consumo. Assim, através das youtubers afirma-se uma luta para visibilidade e inclusão da mulher negra através da beleza como pauta política e atual que vai além do consumo e além da esfera digital.

Biografía del autor/a

Aline Tusset De Rocco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com tema de pesquisa relacionada à raça, gênero e consumo, focou sua pesquisa na relação de mercadorias de consumo com a construção de identidades em meios digitais. Integrou o Grupo de Pesquisa "Gênero e Raça em Contextos Africanos e Latino Americanos", Diretório de Pesquisa do CNPq (2015/02).

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Tusset De Rocco, A. (2020). As interações entre os produtos estéticos para cabelos crespos e as mulheres negras. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 51(2), 277–306. https://doi.org/10.36517/rcs.2020.2.a02