O Conceito de antecipação no pensamento de Popper
Resumen
supor que o conhecimento se constrói apenas em um dos pólos, seja no sujeito ou no objeto_ A nosso ver a questão "objetividade versus subjetivida-de" é equacionada por Piaget através da visão dialética da relação entre sujeito e objeto. A sua tese, fundamentada em dados psico-genéticos, é de que o conhecimento se constrói progressivamente na ação do sujeito sobre o real, atingindo níveis cada vez mais complexos de apreensão cujo ápice são as operações simbólicas ou formais (as estruturas lógico--matemáticas). A realidade exterior (objeto) é apreendida por um su-jeito através de uma "assimilação ativa" que comporta pro-cessos de interpretar, tirar referências "acomodar" os dados aos esquemas mentais de que dispõe o sujeito de modo que o produto ou conhecimento do "objeto" nem é determinado por ele nem por outro lado lhe é independente. Para Piaget, tanto a "coisa" é construída como os esquemas mentais se reconstroem progressivamente da ação do sujeito sobre o real. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ABEL, Theodore. -Os Fundamentos da teoria sociológica. Rio de Janeiro, Zahar Ed., I 972. BACHELARD. -· Pensée philosophique et esprit ~cientifique. In: La philoso-phie du non ''s.wi d"une philosophie du nm•el sprit scientifique. Paris, 1970, p. 1-17. BUNGE, Mario. -Filosofar cientificamente y encarar la ciencia filosofica-m ente. fn: La ciencia, su método y su fi/~sofia. Buenos Aires: siglo XX, I 972, p. I 23-156. DALEN, Deobald B. Van. -General concepts concerning the cientific me-thod. ln: Undertanding educacional research. New York, 1962, p. 29-45. DEMO, Pedro. -Base empírica da pesquisa social. Rio de Janeiro, Centro João xxm, 1974, mimeografado. DURKHEIM, Emile. -O suicídio. Lisboa, Ed. Presença, 1973. -----. -As regras do método sociológico. São Paulo, Ed. Nacional, 1974. ~!EN EZES, E. Diatay B. de. -Une epistemologie dcs sciences de thome: mpects de la contribution de Jean Piaget. Université de Tours, I 975. PlAGET, Jean. -A Epistemologia genética. Rio de Janeiro, Vozes, 1971. POPPER, Karl. -"Três concepções acerca do conhecimento humano". In: 82 EL desarrol/o de/ cvnocimiento cientifico-conjectllras e refutaci<mes. Buenos Aires, Pai dós, 1967, p. 116-141. REV. DE C. SOCIAIS, VOL. IX, N.0s 1 e 2l'ÁG. 57-82 1978 O CONCEITO DE ANTECIPAÇÃO NO PENSAMENTO DE POPPER Hermano Ferreira Lima As principais concepções de Popper sobre a ciência e so-bre o conhecimento em geral podem ser esquematicamente compreendidas a partir de duas críticas que ele faz logo no início de La Logica de la Investigación Científica (1): a pri-meira é sua crítica radical à indução e a processos indutivos; a segunda sua recusa a qualquer tipo de psicologismo. Estes dois pontos perpassam toda a sua obra, dando-nos a impres-são de que seus demais escritos são como que desdobramentos ou conseqüências-quase sempre imprevisíveis-destas po-sições iniciais, dando ao pensamento de Popper uma orga-nicidade quase linear como se as primeiras críticas fossem sendo completadas e assim houvesse um aprofundamento de suas idéias.
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