Os Poderosos no Sertão
Resumen
Neste trabalho, revelo apreensões frente a conceitos usualmente empregados nos estudos sobre a dominação política no sertão nordestino, historicamente marcado pela pecuária extensiva e apresentado como uma das regiões mais pobres do mundo. Em que pese sua importante contribuição para o desenvolvimento da economia brasileira, o imaginário dos letrados firmou a idéia de que este espaço caracterizar-se-ia por condições ambientais desfavoráveis à vida humana. Minhas reflexões têm como ponto de partida a convicção de que o Nordeste sertanejo, além de apresentar múltiplas paisagens naturais e sociais, não esteve isolado do mundo, parado no tempo, nem é caso de história lenta. Seu trajeto esteve subordinado a demandas e imposições das elites hegemõnicas no país. Espaço de particularidades acentuadas e, sobretudo, não produzindo especialmente para o estrangeiro,foi observado depreciativamente, inclusive pela intelectualidade regional. Nas Ciências Sociais, os conceitos devem servir à elucidação de acontecimentos, fenômenos e processos históricos. Mas, sem sustentação empírica razoável, prestam-se ao contrário: confundem, obscurecem. É o que tem ocorrido com o emprego dos termos coronelismo, clientelismo e exclusão social por sociólogos, historiadores e cientistas
políticos que escreveram sobre o sertão nordestino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).