Notas sobre a visão de mundo do camponês brasileiro

Autores/as

  • Alda Britto da Motta Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumen

Neste trabalho tentamos uma caracterização geral, de acordo com um modelo de estrutura, do camponês brasileiro, que constitui a base informativa para o estudo possível de uma visão do mundo. Aqui, levamos mais adiante as relações infra-superestrutura. Os temas "visão do mundo", "orientação ou configuração cognitiva", "imagem social", ou mesmo, níveis de percepção ou de conhecimento, aplicados a segmentos concretos de sociedades, contam com bibliografia demasiado escassa, porque, além da maior dificuldade de apreensão dos dados, são esses estudos considerados em geral "pouco operacionais", "apenas superestrutura", "sem possibilidades de utilização prática", "mera filosofia", uma espécie de luxo ou desperdício.

Biografía del autor/a

Alda Britto da Motta, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1967), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1977) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, gerações, envelhecimento, velhice e família.

Publicado

2019-11-11

Cómo citar

Britto da Motta, A. . (2019). Notas sobre a visão de mundo do camponês brasileiro . Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 10(1 e 2), 45–60. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42668