A valorização da escola e do trabalho no mundo rural

Autores/as

Resumen

Neste artigo analisarei um aspecto diverso da problemática educacional brasileira: o teor das representações dos sujeitos (e não dos agentes) da escolarização. E a análise não será feita no nível da instituição escolar e sim no nível da situação social. Desse modo, entende-se por sujeito da situação não só e necessariamente o aluno, mas também as pessoas para as quais a escolarização de uma outra é parte do seu próprio projeto de vida. Assim, o significado da escolarização não é definido apenas a partir da perspectiva do sujeito, mas sobretudo dos componentes cruciais da situação que o definem como ser social.

Biografía del autor/a

José de Souza Martins, Universidade de São Paulo (USP)

Curso de graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1964), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1966) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1970). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo. Professor-visitante da University of Florida (1983). Fellow de Trinity Hall e Professor da Cátedra Simón Bolivar, da Universidade de Cambridge (1993-1994). Professor-visitante da Universidade de Lisboa (2000). Membro da Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão, de 1998 a 2007. Sociólogo, com docência e produção científica em Sociologia da Fronteira, Sociologia dos Movimentos Sociais, Sociologia da Violência, Sociologia da Vida Cotidiana, Sociologia Visual. Tem feito pesquisas e escrito sobre a questão agrária, sobre fotografia, sobre o subúrbio e sobre comportamento coletivo. Membro do Conselho Superior da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Prêmio Florestan Fernandes (Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007). Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Representante da Fapesp no Conselho Universitário da UNESP - Universidade Estadual Paulista e no Conselho Curador da UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de S. Paulo. Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Viçosa (MG), 2013. Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba, 2013, Doutor Honoris Causa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP), 2014. Pesquisador Emérito do CNPq 2019; Eleito para a Cadeira nº 22 da Academia Paulista de Letras, em 11 de junho de 2015.

Publicado

2019-11-15

Cómo citar

Martins, J. de S. . (2019). A valorização da escola e do trabalho no mundo rural. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 3(1), 19–34. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/42707